A identidade olfativa tem se tornado uma ferramenta poderosa para empresas que buscam se diferenciar entre os concorrentes e ficarem marcadas para os consumidores.
Isso quer dizer que vai muito mais do que apenas um cheiro agradável, é uma forma de criar uma conexão emocional com o cliente.
Marcas em diversos setores estão descobrindo o poder dos aromas na criação de uma experiência completa e imersiva, tornando o ambiente de compra mais acolhedor, memorável e impactante.
Neste artigo vamos explorar exemplos de marcas que desenvolveram uma identidade olfativa e tiveram resultados surpreendentes.
Boa leitura!
Empresas que transformaram a experiência de seus clientes com a identidade olfativa
Separamos alguns cases de sucesso que transformaram a percepção de seus clientes e geraram resultados surpreendentes, então, prepare o papel e caneta para anotar todos os insights!
- Westin Hotels & Resorts
O Westin Hotels & Resorts é uma das redes de hotéis mais conhecidas que incorporou a identidade olfativa em suas unidades ao redor do mundo. A rede criou um aroma exclusivo “White Tea” (Chá Branco), que agora é associado diretamente à marca.
O aroma se tornou um símbolo do conforto e do serviço impecável da rede, e aumentando a taxa de retorno de clientes, além de gerar uma linha de produtos própria.
Impacto nos Clientes: Os hóspedes não apenas lembram-se da experiência olfativa, mas também pedem o aroma em formato de velas e sprays para levar o ambiente acolhedor para casa.
O aroma ficou tão fixado na memória dos hóspedes que a rede de hotéis recebe muitos pedidos para que o aroma seja adaptado em formato de velas e sprays, para que os clientes levem para suas casas e se sintam no conforto do hotel.
- MMartan
A MMartan, é uma rede especializada em cama, mesa e banho, e utiliza o aroma “Lavanda Provençal” oferecendo o conceito de conforto e sofisticação.
E percebeu que a associação do aroma ao ambiente elevou o valor percebido pelos clientes, melhorando a experiência de compra e incentivando a fidelização.
Impacto nos Clientes: A fragrância desperta uma sensação de conforto e acolhimento, reforçando a imagem de qualidade e exclusividade da marca.
- O Boticário
O Boticário, uma das maiores redes de perfumaria e cosméticos do Brasil, utiliza a identidade olfativa em suas lojas, criando uma experiência única com fragrâncias que capturam a essência da marca e trazem a sensação de inovação e beleza.
A identidade olfativa reforça a lembrança da marca, aumentando a permanência dos clientes nas lojas e ampliando as chances de venda.
Impacto nos Clientes: Os consumidores associam o aroma ao universo de beleza e sofisticação que o Boticário representa.
- Starbucks
O Starbucks é um exemplo clássico de identidade olfativa em ação. O aroma característico de café fresco é um dos elementos mais fortes de branding sensorial da marca. Para manter essa identidade, a Starbucks evita cozinhar alimentos com aromas muito fortes em suas lojas, priorizando a preservação do cheiro inconfundível do café.
O branding olfativo contribui para uma experiência única e consistente, garantindo que a marca seja reconhecida em qualquer lugar do mundo.
Impacto nos Clientes: O aroma de café se tornou quase um sinônimo de Starbucks, e a experiência olfativa proporciona uma conexão emocional que atrai os clientes
- L’Occitane en Provence
A L’Occitane é uma marca francesa de cosméticos que usa identidade olfativa para comunicar sua origem e essência natural. Cada loja possui uma fragrância específica que evoca lavanda, verbena, e outras plantas da região de Provence, na França. A combinação de aromas naturais tem como propósito levar os clientes diretamente para o sul da França, reforçando a autenticidade e os valores da marca.
O aroma de Provence é uma peça central da experiência de compra, fortalecendo a conexão emocional dos clientes com a marca e aumentando a fidelidade. A identidade olfativa se traduz em produtos de fragrância que são vendidos separadamente, expandindo a linha e as receitas da marca.
Impacto nos Clientes: A experiência sensorial ajuda a criar um ambiente de relaxamento e bem-estar, além de reforçar a imagem de produtos naturais e de alta qualidade.
- Melissa
A Melissa transformou o cheiro de chiclete em sua assinatura olfativa, criando uma experiência única e reconhecível em todas as suas lojas e produtos. O aroma doce e divertido tornou-se sinônimo da marca, presente desde as lojas até as embalagens de cada sapato.
A identidade olfativa ajuda a Melissa a se diferenciar em um mercado competitivo, fixando e fortalecendo a conexão emocional com seus clientes e gerando um fator de reconhecimento único e impactante.
Impacto nos Clientes: O cheiro de chiclete desperta nostalgia e reforça o conceito jovem e divertido da marca, sendo imediatamente reconhecido e associado à Melissa.
Como integrar a identidade olfativa em meu negócio?
Uma estratégia poderosa para empresas que desejam se destacar no mercado e fortalecer o relacionamento com seus clientes. Integrar aromas personalizados no ambiente de compra, físico ou digital, pode gerar experiências inesquecíveis e criar uma conexão emocional que diferencia a marca.
Seja em lojas físicas, em um escritório pode se optar por sprays ou velas aromáticas com o aroma da marca e no caso de e-commerce, pode ser enviando amostras aromáticas junto com os pedidos.
O branding olfativo é uma oportunidade de potencializar a percepção do valor da marca e, como mostram os exemplos acima, transformar a experiência do cliente. A Can Candles & Wellness é a solução para transformar a percepção da sua marca no mercado ainda este ano! Entre em contato e agende um bate papo com o nosso time de especialistas.